top of page

Seminários mobilizam cursos no CEEP do Chocolate Nelson Schaun

  • Foto do escritor: Equipe CEEP
    Equipe CEEP
  • 16 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Ocorridos durante o ano de 2018, os seminários dos cursos no CEEP do Chocolate ilheense permitem o aprofundamento do aprendizado.

Ao longo do ano de 2018, três seminários ocorreram no Centro. SEMITUR, Seminário de Turismo do Curso Técnico em Guia de Turismo; SEMILOG, provindo do curso em Logística e o SEMIELETRO do curso de eletromecânica.

Na sua nona edição, o SEMILOG reuniu os estudantes de Logística com um objetivo de fornecer um espaço propício para o desenvolvimento profissional onde os alunos puderam ter contato com tendências, soluções da área a partir de minicursos e oficinas. Além disso, houve uma visita técnica à Veracel Celulose em Eunápolis, com o objetivo de contribuir com a formação profissional dos estudantes por meio da observação de atividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas por essa empresa, possibilitando assim maiores chances de inserção no mundo do trabalho, na medida em que proporciona aos alunos e professores conhecimento das novas tecnologias utilizadas na fabricação da celulose, além de uma maior aproximação entre escola e empresa, teoria e prática. Desta forma, coopera com a formação integrada podendo o estudante inovar com pesquisas científicas, contextualizando conhecimentos, contribuindo na intervenção dele à realidade.

Estudantes em visita técnica à empresa Veracel.

A expressão “casa de ferreiro, espeto de pau” com toda certeza não se aplica aos estudantes de Eletromecânica do CEEP do Chocolate. As ações do SEMIELETRO implicaram no árduo trabalho dos alunos na própria infraestrutura da Escola.

Estudante participando da reorganização da rede elétrica do CEEP no SEMIELETRO.

Tão imersivo quanto, foi o SEMITUR. Com o tema “Turismo, cidades e oportunidades” o CEEP do Chocolate Nelson Schaun localizado em Ilhéus realizou de 21 a 24 de Novembro uma ampla programação de palestras, oficinas, exposições, apresentação de projetos, ações sócio ambientais e visitas monitoradas em instituições, ONGs e atrativos turísticos da cidade. Esse seminário foi planejado e organizado pelos professores e alunos dos cursos técnicos de Guia de Turismo e Hospedagem e teve como proposta para esse ano discutir e conhecer os potenciais turísticos e as possibilidades de desenvolvimento de projetos inovadores para os municípios da Costa do Cacau e do Território Litoral Sul.

Nos quatro dias do evento os alunos , professores , palestrantes e representantes da prefeitura de Ilhéus, de instituições e ongs debateram sobre: Turismo de Base Comunitária, Turismo Rural e Estrada do Chocolate, Turismo de Sol e Praia e implantação de ações sócio ambientais para reduzir e conscientizar moradores e turistas sobre o descarte correto de resíduos sólidos, limpeza e impactos ambientais do lixo e do esgoto lançados nas praias de Ilhéus e dos municípios litorâneos da Costa do Cacau.

Participaram desse evento cerca de 150 alunos do Ceep do Chocolate e também 50 alunos visitantes das cidades de Porto Seguro do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães e de Camamu do Colégio Estadual Luís Rogério de Souza. Esses alunos visitantes e seus professores acompanhantes participaram do projeto Tecnoacamping Ilhéus, um projeto inovador desenvolvido pelos professores e alunos dos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem do CEEP do Chocolate, que viabiliza planejamento e organização de viagens técnicas e hospedagem em Centros e Escolas da Rede Estadual de Educação profissional. A proposta do Tecnoacamping é fomentar e oportunizar intercâmbio entre os alunos dos cursos técnicos do eixo Turismo e Hospitalidade, permitindo através das viagens técnicas conhecer as cidades turísticas do estado da Bahia ficando hospedado nos centros e escolas da rede estadual, proporcionando aos alunos anfitriões colocar em prática com a orientação e supervisão dos professores os conhecimentos técnicos de hospedagem, roteiros turísticos, guiamento, produção e preparação de alimentos, organização de palestras e oficinas, apresentação cultural e de projetos.

O projeto Tecnoacamping foi iniciado no ano de 2017 e já realizou viagens técnicas para as cidades de Maraú, Aldeia indígena Tupinambá de Acuípe, Salvador e Camamu onde os alunos e professores do eixo turismo e hospitalidade do Colégio Luís Rogerio de Sousa realizaram o receptivo e a hospedagem dos alunos do Ceep do Chocolate Nelson Schaun no mês de Dezembro.

Para o próximo ano de 2019 está previsto a viagem técnica à cidade de Porto Seguro contemplando assim a proposta de intercâmbio do Projeto com os colégios e as cidades que foram recepcionadas durante o VIII SEMITUR e I Tecnoacamping de Ilhéus.

Professores Wescley Farias e Zelza Santos com estudantes no I Tecnoacamping

Comments


Logo da Escola Roda Pé.png

©2018 by CEEP do Chocolate Nelson Schaun. Proudly created with Wix.com

bottom of page